Alerta: Momo aparece em vídeos infantis ensinando como se suicidar

No Brasil, o Ministério Público da Bahia instaurou procedimento para apurar fatos relacionados a vídeos com conteúdo direcionado a crianças e uso do personagem “Boneca Momo”
Fotos: Reprodução

O que era para ser um vídeo para divertir as crianças acaba se tornando um pesadelo. Imagens da “Momo”, uma boneca com olhos arregalados e sorriso assustador, surge em meio a vídeos infantis em canais do Youtube Kids, conforme relatos de internautas.

A personagem estaria burlando algoritmos de segurança do aplicativo, e ensinado aos pequenos como cometer delitos e até suicídio. A imagem da momo, que na verdade é uma escultura conhecida como “Mulher Pássaro”, que faz parte do acervo do Museu Vanilla Gallery, em Tóquio, se popularizou em 2018, através de um perfil do WhatsApp.

No Brasil, o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), chegou a instaurar um procedimento para apurar os fatos relacionados a vídeos com conteúdo direcionado a crianças e uso do personagem “Boneca Momo”. O órgão enviou notificações ao Google e ao WhatsApp, solicitando a remoção do conteúdo.

Em seu perfil no Twitter o Youtube Brasil afirmou: “Sobre o desafio Momo: não encontramos nenhum vídeo que promova um desafio Momo no #YouTubeKids. Qualquer conteúdo que promova atos nocivos ou perigos é proibido no YouTube. Se encontrar algo parecido, denuncie”. Entretanto, os pais devem ficar atentos a todos os conteúdos assistidos pelos filhos na internet, pois eles têm a responsabilidade maior de fiscalização.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress