Alerta: El Niño deverá causar secas e enchentes intensas

seca paraíba 7
Seca em São Fidélis

2016 já começa com uma preocupação. O fenômeno conhecido por El Niño, deverá ser o um dos mais intensos da história, causando secas e enchentes maiores e mantendo as temperaturas ainda mais altas.

Para entender essas afirmações é importante ressaltar que em 1997 as temperaturas das águas na região central do Oceano Pacífico atingiram valores 2,5°C acima da média e no mês de novembro de 2015, esse valor chegou a 3,0°C. Porém, na média do trimestre (outubro/novembro/dezembro) o valor estava 0,2°C abaixo do registrado no mesmo período de 1997. Isso seria um sinônimo de que o El Niño deste ano não será o maior da história, mas sim, o maior dos últimos 15 anos.

Os fenômenos El Niño são alterações significativas de curta duração (15 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos no clima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN (Oscilação Sul-El Niño).

Os efeitos começaram a serem sentidos em 2015, quando muitas cidades enfrentaram a seca. Um exemplo é São Fidélis, cidade mais castigada pela estiagem no estado do Rio. O fenômeno climático El Niño começou em março de 2015, e deve durar até o segundo trimestre de 2016.

enchente padua 3

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress