Após um longo período de calor intenso e tempo seco, a faixa Sudeste do Brasil volta a registrar chuvas expressivas. Um conjunto de sistemas meteorológicos veio para quebrar esse padrão e trazer alívio à população: a atuação de um cavado, combinada com a passagem de uma frente fria marítima, trouxe a umidade necessária para a formação das chuvas.
Esses sistemas devem continuar influenciando o Clima nos próximos dias, mantendo o tempo instável. Além disso, a previsão aponta que uma nova frente fria de características continentais está a caminho, devendo cruzar a região e reforçar a permanência das chuvas.
Nesta sexta-feira (11) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para cidades do estado do Rio. Um dos alertas é de perigo para risco de tempestades. Em nossa área de cobertura o aviso abrange: Aperibé, Bom Jardim, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Nova Friburgo, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.
Para essas cidades a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
O segundo alerta é para chuvas intensas, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. A chuva pode vir acompanhada de ventos intensos (40-60 km/h), mas é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Esse segundo alerta é válido para os demais municípios da nossa região que estão fora da lista dos municípios citados no alerta acima, entre eles, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Natividade, Porciúncula, Santa Maria Madalena, São Francisco de Itabapoana e São José de Ubá.
📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, basta clicar em “Seguir”.