Alerta de grande perigo: Onda de calor segue e temperatura pode passar dos 42°C em cidades da região

No final da manhã desta terça, um termômetro já marcava 42°C em São Fidélis.

Cidades da região seguem em alerta vermelho de grande perigo para efeitos da onda de calor, que vai permanecer até o próximo dia 17. Nesta terça-feira, as temperaturas podem passar dos 42°C em cidades da região.

Um termômetro de rua já marcava 42°C no final desta manhã em São Fidélis. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, há risco à saúde pois a temperatura ficará 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Esta é a quarta onda de calor que o Brasil vive no segundo semestre deste ano e poderá ser mais forte do que as ondas de calor de agosto, setembro e de outubro, alerta a Climatempo.

Cuidados com a saúde
Para enfrentar a onda de calor é necessário redobrar os cuidados, por isso evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h; use protetor solar; use chapéus e óculos escuros; use roupas leves e que não retêm muito calor; diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados; em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas; não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.

Busque ajuda se sentir tonturas, fraqueza, ansiedade ou tiver sede intensa e dor de cabeça; se sentir algum mal-estar, busque um lugar fresco o mais rápido possível, meça a temperatura do seu corpo e beba um pouco de água ou suco de frutas para reidratar; no período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura. E, principalmente, beba água e redobre os cuidados de hidratação com crianças, idosos e animais.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress