O Sudeste do Brasil terá chuva mais intensa a partir desta sexta-feira (25), especialmente no Rio de Janeiro, segundo a Climatempo. Essa instabilidade marca um alívio do período mais seco. A instabilidade é resultado do forte transporte de umidade do mar para o continente, em combinação com a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera.
Ainda segundo a Climatempo, esse cenário favorece a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva localmente fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para risco de chuvas intensas entre a tarde desta sexta e madrugada de sábado (26).
O órgão prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e ventos intensos (40-60 km/h). O aviso abrange: Aperibé, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Campos, Cardoso Moreira, São Francisco, São Fidélis, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Friburgo, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, entre outras cidades.



