Alerta: Anvisa cancela autorização de fabricação de sete pomadas modeladoras

No início do mês, a Anvisa divulgou um alerta com relação a uma das pomadas, após relatos de que o produto estaria causando danos aos olhos.

Imagens ilustrativas/ Canva

Foi publicada nesta segunda-feira (16/01) a Resolução – RE 138, de 13/1/2023, que cancela a regularização de sete pomadas modeladoras para cabelos por não cumprimento das normas sanitárias vigentes. Na prática, as empresas não poderão mais fabricar esses produtos, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida se soma à Resolução – RE 73/2023, publicada em 12/1/2023, que cancelou a regularização do produto Pomada Modeladora para Tranças Anti-Frizz Be Black. Ainda segundo a Anvisa, alguns dos produtos já tinham sido objeto de medidas restritivas no âmbito da sua comercialização e do seu uso. Com a medida atual, os produtos não podem mais ser fabricados.

No início do mês, a Anvisa divulgou um alerta com relação à pomada Cassu Braids, após relatos de que o produto estaria causando danos aos olhos (irritação ocular, pálpebras inchadas, dor nos olhos e dificuldades para enxergar o cabelo) de usuários no Rio de Janeiro. Ao todo, as empresas responsáveis estão proibidas de fabricar definitivamente os oito produtos listados abaixo:

– Pomada Modeladora para Tranças Anti-frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli);

– Pomada Black – Essenza Hair, e Pomada Modeladora para Tranças Boxbraids – fixa liss (ambas da Evolução Indústria de Cosméticos);

– Pomada Braids Hair (da Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli);

– Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos e Pomada Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (ambas da Microfarma Indústria e Comércio);

– Rosa Hair Pomada Modeladora Mega Fixação 150g, (da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos);

– Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, (da Supernova Indústria, Comércio e Serviços).

Em 2022, a Anvisa já havia publicado o Alerta 07, relacionado a esse tipo de cosmético. “É importante lembrar que os consumidores devem ficar atentos às recomendações de uso e às advertências contidas nos rótulos das pomadas para modelar/trançar cabelos” – destaca a Anvisa.

A recomendação para quem tiver em sua residência os produtos fabricados especificamente pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda, CNPJ 68.722.743/0001-09, é de que entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que a empresa deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado. Os estabelecimentos que tenham o produto para uso em seus clientes também devem suspender sua utilização imediatamente.

Quem fez uso recente de algum desses produtos deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo de você.

Para os produtos das outras empresas, a Anvisa está avaliando as ações sanitárias necessárias. Ressalta-se que a Agência segue acompanhando todos os fatos relatados com relação às pomadas capilares e conta, também, com a atuação dos órgãos de vigilância sanitária dos estados e municípios, de modo que todos os produtos envolvidos com os relatos de problemas de visão estão sendo investigados. A partir dos resultados das investigações, as medidas sanitárias cabíveis serão tomadas com a maior agilidade possível.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress