Alerta ⚠: Risco de cabeças d’água em cachoeiras aumentam nesta época do ano

O verão ainda não começou, mas os temporais que já vem sendo registrados são um alerta para a ocorrência do fenômeno

Imagem ilustrativa

O verão ainda não começou, mas os temporais característicos da estação já vem sendo registrados na região. Essas chuvas intensas e localizadas são um alerta para o risco de cabeças d’água em cachoeiras da região. As cabeças d’água ocorrem quando chove na cabeceira (nascente) de um rio ou em trechos mais altos de seu percurso, ampliando rapidamente seu fluxo. O nível das águas pode subir vários metros em poucos segundos.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

No fim de ano, com o início do verão e aumento das temperaturas, moradores da região buscam as cachoeiras/ rios para se refrescar. Mas, para aproveitar a natureza, é preciso ficar atento aos seus sinais. Deve-se evitar o banho em rios e cachoeiras durante e após períodos de chuva. Ao perceber que o tempo está mudando é melhor sair da água, pois pode estar chovendo em um ponto acima do local em que você está. É importante também observar se o volume da água está aumentando, se a água está trazendo mais folhas e galhos.

No último dia 24, prestes a ser reaberto ao público, o Parque Aquático de Cambuci voltou a sofrer transtornos com as fortes chuvas registradas na zona rural acima da cachoeira. O fenômeno cabeça d’água elevou o nível da cachoeira e provocou inundação no parque aquático.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress