Alerj aprova projeto de lei que determina colocação de visores em caixões de mortos pela Covid-19

Medida vale enquanto durar o plano de contingência contra a pandemia de coronavírus, e não poderá ser objeto de cobrança adicional. O texto seguirá para o governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo
Fotos: reprodução

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (23), em discussão única, um projeto de lei que permite a inclusão de visores em caixões de pessoas que morrem com Covid-19 para que o rosto delas possa ser visto durante o sepultamento. A medida vale enquanto durar o plano de contingência contra a pandemia de coronavírus, e não poderá ser objeto de cobrança adicional. O projeto também autoriza a utilização de sacos translúcidos para a guarda dos corpos de vítimas do coronavírus, assim que as autoridades de saúde decretem o óbito até os trâmites de enterro, sepultamento ou cremação. O material do saco deverá permitir a identificação do corpo.

“Considerando a excepcionalidade do momento atual, onde os especialistas afirmam que a falta de ritos funerários tradicionais terá consequências emocionais, precisamos amenizar o sofrimento das famílias, permitindo, pelo menos, que vejam o rosto do falecido de forma a contribuir com o processo de luto vivenciado por aqueles que perderam um ente querido”, esclareceu a autoria original da medida, deputada Rosane Felix (PSD).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress