Alagamentos e deslizamentos de terra após temporal em cidades da Região Serrana; veja o vídeo

Um casal ficou parcialmente soterrado; vítimas foram socorridas com ferimentos nas pernas

A forte chuva que atingiu a Região Serrana nesta quinta-feira (03/01) provocou alagamentos e elevação do nível de rios em Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. O município mais afetado foi Petrópolis (veja o vídeo abaixo), onde a Defesa Civil registrou quedas de barreira e de árvores. Um casal ficou parcialmente soterrado. Choveu cerca de 44 milímetros em menos de uma hora na região do Centro, o que provocou uma enxurrada em algumas ruas da cidade.

Segundo a Defesa Civil, um deslizamento de terra atingiu uma construção na Rua Augusto da Silva, na Comunidade do Florido, na Estrada da Saudade. O imóvel abriga quatro famílias – nove adultos e sete crianças -, que não se feriram. A barreira derrubou a parede da cozinha e as duas pessoas que estavam no cômodo no momento da queda – que não residem na casa – foram encaminhadas para Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, com ferimentos nas pernas. O imóvel foi interditado e os 16 moradores do local foram orientados a permanecer na casa de parentes até que uma nova avaliação dos técnicos da Defesa Civil aconteça.

continua após o vídeo

Também houve um deslizamento na Estrada Mineira em Corrêas, onde uma casa precisou ser interditada e a moradora buscou abrigo na casa de parentes. Outros deslizamentos de terra aconteceram na Rua Bingen, na Vila Catarina e no Morro Seco no Bela Vista – Itamarati – todos sem vítimas. No Atílio Marotti também foi registrado um deslizamento, sem interdição do local.

A Defesa Civil registrou ainda queda de árvores na Avenida Barão do Rio Branco, na altura da Moageira e no Alto Pegado, em Secretário. Os agentes registraram também alagamentos nas ruas Caldas Viana, Alfredo Pachá e na Montecaseros, além da Avenida Ipiranga.

continua após a foto

Friburgo e Teresópolis 

Em grupos de WhatsApp moradores relataram pontos de alagamentos nos bairros Cônego e Olaria, em Friburgo. Em sua página no Facebook, a Defesa Civil informou que o município está em estágio de atenção. “Moradores de áreas de risco, fiquem atentos aos avisos da Defesa Civil. Em caso de dúvidas ligue 199”, diz o aviso da Defesa Civil.

Já em Teresópolis os moradores relataram alagamentos em pontos do Centro, no Bom Retiro e na Posse. Nesse último bairro, o Rio Príncipe quase transbordou (foto abaixo).

O sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente chegou a emitir alertas de iminência de transbordo do Rio Príncipe, em Teresópolis, e do Rio Quitandinha, em Petrópolis.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress