Águas do Rio instala novas bombas reforçando sistema de abastecimento em Aperibé, Cambuci, Itaocara e Miracema

Manutenções e equipamentos novos também melhoram o desempenho do sistema de tratamento de esgoto

Os sistemas de abastecimento de água tratada e de coleta e tratamento de esgoto dos municípios operados pela Águas do Rio nas cidades do Noroeste Fluminense passaram, nos últimos seis meses, por melhorias com aquisição de novos equipamentos e manutenção nas unidades operacionais. Foi o início de uma nova trajetória nos investimentos em saneamento básico nas cidades de Aperibé, Cambuci, Itaocara e Miracema.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“Para melhorar a prestação do serviço de saneamento básico é fundamental o desenvolvimento de cada unidade dos sistemas de água e esgoto. Estamos revitalizando todas as estruturas que encontramos ao assumirmos a concessão, e daqui em diante iremos ampliar nossa cobertura para alcançarmos o marco da universalização dos serviços até 2033, com 99% da população com acesso a água tratada e 90% com coleta e tratamento de esgoto” – avalia Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.

Em Itaocara, o sistema de captação de água bruta foi reforçado com a instalação de uma nova bomba reserva, garantindo segurança operacional da unidade. Uma das tubulações utilizadas para obter água do rio Paraíba do Sul foi substituída por uma nova, melhorando o desempenho do sistema. A concessionária também trocou os registros dos reservatórios dos distritos de Laranjais e Jaguarembé e fez 19 novas ligações, beneficiando 57 novos clientes com água tratada. Outra intervenção foi a instalação de uma nova bomba para reforçar o fornecimento de água tratada para o bairro Florestal, favorecendo cerca de 330 pessoas.

Na cidade de Cambuci, a concessionária instalou uma nova bomba para fazer a dosagem do cloro durante o processo de tratamento de água. A empresa também realizou 20 novas ligações, para que 60 novos clientes tivessem acesso a água de qualidade e de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Já em Aperibé, o sistema de captação de água bruta do Rio Pomba teve a bomba d’água trocada por uma nova. A empresa ainda adquiriu uma bomba reserva, como garantia operacional da unidade do sistema de abastecimento.

Em Miracema, a empresa instalou um gerador de energia na estação de tratamento de água (ETA) e um conjunto moto-bomba a diesel na captação de água bruta, para garantir a operação do sistema de abastecimento, mesmo em casos de interrupção do fornecimento de energia elétrica. Os reservatórios dos bairros Vila José de Carvalho e Morro do Cruzeiro foram automatizados e passaram a ser monitorados em tempo real, 24h por dia, pelo Centro de Operações Integradas (COI).

Melhorias em esgoto

A estação de tratamento de esgoto (ETE) em Aperibé, que tem capacidade coletar e tratar 32 litros de dejetos por segundo, também passou por melhorias. A companhia realizou manutenções corretivas e de limpeza nas nove estações elevatórias de esgoto, que fazem o bombeamento dos dejetos desde a coleta até a ETE.

Também foi feita a instalação de equipamento reserva chamado soprador, para aprimorar a qualidade do tratamento do esgoto na ETE. A empresa adquiriu, ainda, um novo caminhão para ser utilizado exclusivamente no trabalho de manutenção geral do sistema de esgotamento sanitário, como limpeza e desobstrução das tubulações exclusivas de esgoto e estações de bombeamento.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress