Agricultores esperam que as “Águas de Março” possam amenizar efeitos da seca

chuva 1
Fotos: Vinnicius Cremonez

A chuva que caiu em São Fidélis na tarde desta sexta-feira, anunciou a possível  chegada das “Águas de Março”, que podem trazer esperança aliviar a situação da pior estiagem da história da região sudeste do Brasil, além de amenizar a seca em São Fidélis, o primeiro município a decretar situação de emergência devido a seca na região Norte e Noroeste Fluminense. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, nas últimas 24h choveu cerca de 16 milímetros.

Com as “Águas de Março”, os produtores esperam voltar a plantar e colher, voltar a tira leite e alimentar o gado, para que aqueles que estão conseguindo viver, possam se recuperar. Só em São Fidélis, mais de 1.400 animais já morreram devido a estiagem.

Muitas famílias estão sofrendo com os prejuízos da seca, e mesmo em situação crítica, a União ainda não reconheceu situação de emergência em São Fidélis. Devido essa demora, a única esperança dos pescadores e produtores da cidade, é a chuva do mês de março, que fecha o verão.

defesa civil chuvasSegundo site ClimaTempo, deste sábado 28 até a próxima terça-feira(03), o dia será de sol com muitas nuvens, e com períodos nublados, com chuva a qualquer hora. As temperaturas irão variar entre a mínima de 21º e a máxima de 31º graus

Já na quarta-feira, o sol aparece entre muitas nuvens, mas é esperado uma chuva mais forte à tarde e à noite. As temperaturas variam entre 21º e 32º graus.

tempo foto vinnicius cremonezComo dizia Tom Jobim, “São as águas de março fechando o verão. É a promessa de vida”., vida de peixes, vida do gado, vida do agricultor, do pescador e de muitas pessoas que dependem da agricultura familiar, todos esperando que as fortes chuvas que não caíram durante o verão, possam cair durante o próximo mês.

O mês de março nunca foi tão aguardado assim, nem mesmo quando o carnaval erá realizado em março. seca sao fidelis 3As chuvas que costumam cair durante o mês, é a esperança para mudar o cenário desolador que estamos passando  e encontramos em vários pontos de nossa município, principalmente na zona rural. Outros pontos em nossa cidade nos chama a atenção, como um lago na entrada do município, que nunca havia secado, mas hoje, pouca água ainda existe no local, além do Rio do Colégio, que passa pela pior estiagem de sua história.

Enquanto a chuva não chega, devemos continuar economizando água de todas as formas, e combater o uso para limpar calçadas e outros. Segundo o resultado das análises preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que o mês de março repetirá o início do ano, uma vez que a previsão é que ocorra chuva com volumes abaixo da média histórica para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

seca rt

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress