
Agentes comunitários de saúde realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (18/09) no município de Bom Jardim. A manifestação fez parte do movimento de paralisação do movimento dia “D” do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SINACS/RJ).
O movimento que busca o reajuste do piso nacional e melhores condições de trabalho, também foi realizado em várias cidades do Brasil. Há duas semanas uma equipe do SINACS/RJ este em Bom Jardim para fazer uma fiscalização, e encontrou diversas irregularidades nas unidades de saúde no município.
Segundo informações do presidente do SINACS/RJ, Francisco Viela, todas as unidades do município foram visitadas, sendo encontradas diversas irregularidades, como a falta de equipamento de proteção individual. O presidente disse que falta protetor solar adequado, uniforme e outros equipamentos.
Ainda de acordo com Francisco, o piso não é pago desde 2014. Nos postos de saúde, a vacinação é feita junto com o espaço de curativos, divididos por uma divisória inapropriada. Também foram encontradas cadeiras em péssimo estado de conservação e uma sala de dentista com entulho. Em todos os postos a vacina existe apenas um dia especifico na semana para vacinação, trazendo prejuízo para toda a sociedade que necessita de um bom atendimento.
O presidente disse também que os agentes de saúde estão sendo remanejados entre equipes dentro do município e distritos. O objetivo da visita é fiscalizar se os direitos dos trabalhadores estão sendo cumpridos conforme a Lei 12.994/2014.