A Serra do Sapateiro: mais uma lenda que faz parte da história de São Fidélis; veja o vídeo

Helma Lúcia e Pedro Silva conversaram sobre esse ponto turístico que compõe uma das mais belas paisagens do município e as lendas que o envolvem.

Ponto turístico que compõe uma das mais belas paisagens de São Fidélis, no Norte Fluminense, a Serra do Sapateiro também tem sua lenda. Helma Lúcia conversou com o professor e funcionário da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Pedro Silva, sobre mais um dos recortes da história da Cidade Poema.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

Pedro explica que no brasão da cidade há cinco estrelas, que fariam referência aos cinco primeiros fazendeiros, desbravadores, colonizadores da cidade, antes mesmo dos capuchinhos. “Um desses desbravadores seria um oficial de sapataria francês que moraria na base dessa serra junto de dois filhos e uma filha. Conta a lenda, em uma das suas versões, que esse oficial de sapataria teria sido assassinado junto aos dois filhos por indígenas que habitavam a região. Mas, a filha, a francesa, teria sido salva por um dos indígenas por conta de sua beleza” – conta.

Nessa versão o indígena teria se apaixonado pela moça e fugido com ela para a outra margem do Rio Paraíba do Sul, justamente para a Serra da Bela Joana, que seria o nome da filha do sapateiro. A lenda virou livro “Bela Joana, a Filha do Sapateiro”, do escritor campista Osório Peixoto Silva. Confira o vídeo da entrevista:

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress