6 Mitos sobre a atividade física

1-Gordura pode se transformar em músculos?

Você já deve ter escutado coisas do tipo “transforme gordura em músculos”. Isto é impossível!  O tecido adiposo não tem a capacidade de se transformar em músculos. Você irá perder gordura e aumentar a massa muscular que já existe, aumentando o seu volume, ou seja, há uma perda gradativa de tecido adiposo e o ganho de massa muscular, consequentemente dá a aparência de “transformação”. 


2-Correr com agasalho ajuda a emagrecer?
A transpiração não tem função de perda de gordura. Não existe o mecanismo de perda de gordura localizada. Ainda mais, a “molhadeira” perdida através da transpiração é resultado de somente água e sais minerais. Isso porque nossas células epiteliais (da pele) são lipoproteicas e seletivas, ou seja, não é possível passar a molécula de gordura (molécula grande e muito bem estruturada em suas ligações químicas) através dela. E ainda mais, quando a transpiração é aumentada durante o exercício, combinado a temperaturas elevadas, somos conduzidos rapidamente à desidratação.


3-Malhar em jejum emagrece?
As pessoas acham que malhar em jejum aumenta o emagrecimento. Na verdade, o jejum é perigoso. A baixa de glicose no sangue pode fazer você até desmaiar.  Então, nada de fazer exercício de barriga vazia e prefira alimentos leves. O que interessa mesmo para o emagrecimento é um balanço entre o que você come e o que você gasta de energia.

idoso

4-Na terceira idade, fazer musculação é prejudicial?
Na terceira idade ocorrem alterações fisiológicas que alteram as funções neuromusculoesqueléticas, que acabam por comprometer o equilíbrio, perda da força e a marcha, causando quedas com consequências muitas vezes fatais. Essa fragilidade ocorre não só por causa do envelhecimento, mas também pela redução da atividade física. Por essa razão a musculação ajuda a prevenir essa situação e manter a independência do idoso.

5-Abdominal faz perder barriga?

abdominal

A perda de gordura não acontece de forma local e sim no corpo inteiro.  O abdominal fortalece a musculatura, mas, sozinho, não queima a gordura localizada

especificamente na barriga, aquela que todo mundo quer perder. O ideal é combinar exercícios aeróbicos e abdominais.



6 – Para ver resultados, é exigido que trabalhe os abdominais todos os dias?

Os abdominais são como qualquer outro grupo de músculo. E como tal respondem melhor a um trabalho árduo seguido por um dia de descanso. O excesso de treino (ou overtraining) pode ocorrer quando esforçarmos o nosso corpo mais do que ele está preparado para suportar, provocando danos físicos sem que o corpo tenha tempo para repará-los. O exercício faz o corpo trabalhar, mas é o descanso que nos eleva o rendimento. Lembre-se treinar bem nem sempre é sinônimo de treinar muito.

 

Lívia Pessanha

CREF: 039010-G/RJ

Graduada em Educação Física

Pós-Graduando em Musculação e Personal Trainer

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress