5 dias para o outono: entrada da primeira onda de frio forte só em maio

Segundo a Climatempo, o outono vai começar com uma frente fria, com força suficiente para avançar até o norte de Minas e sobre o Espírito Santo. Isso vai fazer com que a circulação de ventos force uma concentração de umidade e algumas áreas devem ter mais nebulosidade e chuva nos primeiros dias do outono

Faltam 5 dias para o Outono começar oficialmente. Mas, a chegada da nova estação não significa mudança imediata no tempo. Segundo a Climatempo, o outono 2022 terá características fora do seu padrão usual por causa do fenômeno La Niña, que continua ativo e se intensificou no Pacifico Equatorial Leste. As condições oceânicas no Atlântico Sul também terão muita influência na estação. A pouca diferença de temperatura (fracos gradientes de temperatura) entre o Atlântico na costa Sudeste do país e a região entre a costa da Região Sul e do Uruguai vai influenciar o deslocamento das frentes frias. As frentes frias do outono tendem a ser mais oceânicas (pouco ar frio pelo interior do continente) do que continentais (mais ar frio pelo interior do continente).

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

O outono deve começar com uma frente fria que chega ao país com força suficiente para avançar até o norte de Minas, sobre o Espírito Santo e sobre o sul da Bahia. Isso vai fazer com que a circulação de ventos sobre o Brasil force uma concentração de umidade na parte central e norte da Região Sudeste, fazendo com que essas áreas tenham mais nebulosidade e chuva nos primeiros dias do outono. Ao mesmo tempo, no centro-sul do país, o padrão de tempo seco e frio deve predominar no começo do outono. O ar frio de origem polar chega com moderada intensidade com esta frente fria e causa uma queda de temperatura acentuada, se comparado ao que temos observado nos últimos meses.

Frio em Maio
O destaque para maio será a entrada da primeira onda de frio forte de outono, esperada para segunda quinzena deste mês. Até lá, algum resfriamento leve pode acontecer nos estados do Sul, mas não se espera no decorrer do mês de março e abril nenhum evento de frio extremo que possa realmente chamar atenção e causar geadas preocupantes. É na segunda quinzena de maio que o ar frio de origem polar poderá chegar com força a São Paulo, parte do Rio De Janeiro e Minas Gerais e ao Mato Grosso do Sul fazendo a temperatura baixar para valores próximos e um pouco abaixo dos 10°C. Áreas como o Sul de Minas, a zona da mata mineira e o estado do Rio podem sofrer com alguns temporais com as frentes frias de maio.

Umidade atípica em junho
O mês de junho pode surpreender com o excesso de umidade, em relação aos padrões normais do mês. Pela climatologia, o mês de junho já é bastante seco nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste e o Sul do Brasil tem eventos de chuva na passagem das frentes frias. Mas em junho de 2022 espera-se uma configuração de ventos sobre o país que force uma persistência de ar úmido acima do normal em áreas como São Paulo, o centro-norte do Mato Grosso do Sul, no sul de Mato Grosso, no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e de Goiás. Isto vai fazer com que essas áreas tenham bastante nebulosidade e mais chuva do que seria o normal. A Climatempo lembra que as médias de precipitação para junho são bastante baixas em todas essas áreas. Assim, acumulados de 30 ou 40 mm em uma semana, por exemplo, já representam um volume de chuva acima da média nas regiões no interior do continente.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress