Uma importante rodovia da nossa região, mas que está ficando abandonada pelo poder público. Todos os dias surgem novos problemas, problemas esses, que já mostramos por diversas vezes, e que o Departamento de Estradas e Rodagem prometeu resolver, mas as promessas feitas, não foram cumpridas, e a situação, está se agravando a cada dia que passa.
Estamos falando da RJ 158, rodovia que corta municípios do Norte, Noroeste e Região Serrana, e termina na divisa com Além Paraíba, em Minas Gerais. O trecho mais movimentado fica entre São Fidélis e Campos, cerca de 48 km com asfalto de boa qualidade, mas também existem pontos, próximo a fábrica de suco por exemplo, que precisam de reparos, além do mato alto às margens da estrada que precisa ser cortado.
Já o trecho entre São Fidélis e Itaocara, passando por Cambuci, é o pior da rodovia. Nossa equipe percorreu os 47,5 quilômetros de muitos problemas, buracos, mato alto, insegurança e de abandono.
A sinalização vertical até que existe em alguns trechos, mas em outros, não. Em dois pontos a estrada apresenta uma diferença no asfalto, pois de um lado, existe uma camada que podemos chamar de “nova”, sem nenhum buraco, já do outro lado, podemos chamar de faixa de gaza, como se a pista tivesse sido bombardeada.
Esses dois pontos ficam em municípios diferentes, sendo um em Cambuci e outro, em Portela, distrito de Itaocara. Carros, caminhões e ônibus que passam pela rodovia todos os dias, acabam trafegando pela contramão para fugir dos buracos, e evitar que o veículo quebre no meio do caminho, devido à falta de segurança.
Nesses 47,5 quilômetros a estrada passa por três grandes pontes, duas delas em São Fidélis, na localidade de Dois Rios e a ponte de Pureza. Já a terceira fica em Cambuci, a Ponte da Bóia. Apenas nessas pontes e em parte do trecho entre a “Cidade Poema” até a localidade de Angelim, que apresentam boas condições de trafegabilidade.
” Não existe segurança aqui. Vemos poucos carros de polícia passando pela estrada. Por mais que os índices de roubos nesse trecho seja baixo, a polícia deveria intensificar o patrulhamento para que o índice permaneça baixo. Olha esse mato alto em volta da pista. Você para o carro e corre o risco de ser surpreendido com alguém escondido no meio desse mato”, disse Marcos Souza, que passa pela estrada por pelo menos, três vezes na semana.
Para o Departamento de Estradas e Rodagem, o trecho ente os municípios que estamos citando nessa matéria, está em boas condições de trafegabilidade. O órgão disse ainda que equipes técnicas seriam enviadas para intensificar os serviços de conserva, entre estes, roçado, capina e limpeza. Bom, essa resposta foi dada pelo DER-RJ em maio, mas até agora, nada foi feito, tanto no trecho entre São Fidélis e Campos, como no trecho entre São Fidélis, Cambuci e Itaocara.
Outro problema encontrado é o entroncamento da RJ 158 com a RJ 192 na localidade de Dois Rios em São Fidélis. No local não existe rotatória nem um trevo especificado. Carretas grandes por exemplo, precisam invadir a mão contrária para acessar o trecho da RJ 192, como mostra a foto.
Além dos buracos, falta de segurança, de sinalização em alguns trechos e de diversos outros problemas relatados pelos motoristas que usam a rodovia, como o mato alto, quem mora às margens da RJ 158 também reclama, de um mesmo problema apontado pelos motoristas, que é a falta de acostamento.
A partir da usina de asfalto em São Fidélis, até a chegada de Itaocara, não existe acostamento na rodovia, e é comum ver pessoas se arriscando caminhando pela estrada. Além do risco para dos pedestres, a falta de acostamento também oferece risco para aqueles motoristas que precisam parar na rodovia devido algum problema no veículo, é funcionaria como área de escape para evitar acidente.
“Você sai de casa com destino a outra cidade da região, e ao passar pela rodovia, tanto em São Fidélis, como Cambuci ou Itaocara, seu carro apresenta um problema mecânico, e você precisa começa a procurar um local para estacionar, mas nesse trecho, isso é impossível, pois falta acostamento”, conclui Marcos Souza.