24 de abril: salve, salve São Fidélis de Sigmaringa

VISTA DE SÃO FIDÉLIS FOTO VINNICIUS CREMONEZ 1AHoje os fidelenses acordaram ao som da alvorada do padroeiro, afinal hoje comemoramos o dia  de São Fidélis De Sigmaringa.

São Fidélis nasceu na cidade de Sigmaringa na Alemanha em 1577 em pleno século XVI, uma época de muita divergência religiosa na Europa, seu nome de batismo era Marcos Roy, foi um importante filósofo e advogado, mas seu chamado sacerdotal falou mais alto e entrou para ordem franciscana.

wdbuweifopeQuando se ingressa numa ordem grande maioria dos religioso trocam de nome, então Marcos Roy passou a ser chamado de Fidélis que significa Fiel. Se dedicou a pregar a doutrina católica e a combater as heresias contra a Igreja, até que um dia encontrou com um grupo de calvinistas que se recusaram a ouvir o Frei Fidélis e tentaram fazer que renuncia-se a sua fé.

Fidélis deixou claro que não o faria, e que não temia a morte. Ajoelhou-se e rezou: “Meu Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Deus, assisti-me”.

Recebeu várias punhaladas e morreu ali, derramando seu sangue pela Verdade, por amor a Cristo e Sua Igreja. Fidélis morreu em 24/04/1622 na Suíça.

gfuegfuioEm 1746 ( 124 anos após sua morte) Frei Fidélis se tornou São Fidélis através do reconhecimento da Igreja, sendo colocado no rol dos santos católicos.

Depois de uma Santa Missa, com cerca de 45 anos, teve o discernimento de que estava próxima sua partida. Fez uma oração de entrega a Deus e, logo em seguida, foi preso e levado por homens que queriam que ele renunciasse à fé.

Fidélis deixou claro que não o faria, e que não temia a morte. Ajoelhou-se e rezou: “Meu Jesus, tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Deus, assisti-me”. Recebeu várias punhaladas e morreu ali, derramando seu sangue pela Verdade, por amor a Cristo e Sua Igreja.        São Fidélis, rogai por nós!

 

Igreja Matriz Foto Vinnicius Cremonez 21 museu 3 Igreja Matriz Foto Vinnicius Cremonez 20 VISTA DE SÃO FIDÉLIS FOTO VINNICIUS CREMONEZ 2B

Texto: Historiador Evando Freitas

Fotos: Vinnicius Cremonez

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress