Campanha é uma oportunidade para os moradores que desejam salvar vidas, mas não conseguem ir ao Hemocentro Regional, em Campos

14ª Campanha de Doação de Sangue, promovida pelo USE, já tem data marcada

Fotos: Divulgação

Moradores de São Fidélis e municípios vizinhos que por algum motivo não podem se deslocar até o Hemocentro Regional, em Campos dos Goytacazes, terão na próxima semana uma oportunidade para salvar vidas. O projeto USE – Um Sorriso de Esperança, promoverá a 14ª Campanha de Doação de Sangue. O ônibus do Hemocentro vai estacionar novamente na Praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro, onde coletará doações das 9h às 15h, no dia 5 de novembro. A ação deve ajudar a abastecer o estoque do Hemocentro, que com o baixo número de doadores, está precisando de doações com urgência, de todos os tipos sanguíneos. A unidade está enfrentando dificuldades para atender a demanda médica das 25 instituições hospitalares para as quais fornece bolsas, sendo nove em Campos, e mais 16 unidades em 14 municípios da região.

Para doar é preciso levar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum, evitar alimentos gordurosos e derivados de leite nas três horas que antecedem a doação, não fumar duas horas antes de doar e não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12h. Vale ressaltar que, como prevê o decreto-lei n°5.452/43, ao doar sangue os trabalhadores têm direito a uma folga remunerada por ano. Basta levar o comprovante que você recebe na hora da doação. Uma bolsa pode salvar até quatro vidas.

Mais do SFn