⚠️⛈️Região em alerta para ‘chuva extrema’ que pode causar alagamentos, enxurradas e grandes transtornos

A Climatempo alerta que a chuva esperada é favorável para transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas.

O avanço de uma frente fria vai provocar chuvas fortes e volumosas em todo o estado do Rio de Janeiro a partir da noite desta quinta-feira (21), mas os grandes volumes são esperados a partir de sexta (22). Nesta quinta-feira (21), o estado do Rio de Janeiro estará em condição pré-frontal (situação que antecede a chegada de uma frente fria), com risco de pancadas de chuva com potencial para temporais (chuva forte, raios e fortes rajadas de vento).

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Entre a sexta-feira (22) e o sábado (23), a frente fria se desloca lentamente sobre o estado e provoca chuva em todas as regiões fluminenses. Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente EXCEPCIONAL. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48 horas.

A Climatempo ALERTA que esse tipo de chuva é muito favorável para acarretar transbordamento de rios e deslizamentos de terra, o que pode acarretar grandes desastres. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas. A população deve ficar muito atenta às orientações da Defesa Civil. Estima-se que, em algumas áreas, sobretudo na Baixada Fluminense, litoral Norte e na Região Serrana, entre a quinta-feira e o domingo (de 21 a 24 de março), possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500 mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados). Outras áreas podem ter variações de 150 a 300 mm.

ALERTA DE GRANDE PERIGO
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de “grande perigo” para chuvas fortes na Região. O instituto prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

O alerta é válido até a manhã de domingo, e válido para Aperibé, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Cordeiro, Duas Barras, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Nova Friburgo, Porciúncula, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Varre-Sai.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress