Um casal de cobras foi resgatado durante um momento inusitado em Nova Friburgo, na Região Serrana. Duas cobras caninanas foram encontradas acasalando escondidas embaixo da cama em uma residência no distrito de Lumiar.
Um vídeo mostra o momento em que as cobras são capturadas pela especialista e guarda-parque Izenita Brum, e mesmo após serem pegas, elas seguem entrelaçadas. Elas não são venenosas.
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a equipe de guarda-parques da Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima que foi acionada por moradores, se deparou com a cena curiosa e realizou a captura dos animais, que foram encaminhados para avaliação médica veterinária e reintroduzidos na natureza logo em seguida.
O casal de cobras, que teve o momento íntimo interrompido, pertence a uma espécie não peçonhenta e em bom estado de conservação, com distribuição que ocorre desde a América Central à América do Sul.
A Caninana, cobra conhecidamente ágil, pode atingir 2,5 metros de comprimento e, apesar da cena curiosa, conta com um comportamento solitário, se alimentando de pequenos animais como lagartas e sapos.