▶️Vídeo: Jacaré encontrado na porta de farmácia em São Fidélis é devolvido à natureza

Animal passou por exames que atestaram que ele apresentava boas condições de saúde.

O “jacaré fidelense”, como vem sendo chamado o filhote de Jacaré-de-papo-amarelo encontrado na porta de uma farmácia no Centro de São Fidélis, foi devolvido à natureza. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o animal passou por exames que atestaram que ele apresentava boas condições de saúde.

A equipe do Inea realizou a reintrodução do animal na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Lagoa do Açu, no município de São João da Barra. O animal foi levado à unidade de conservação por equipe de guarda-parques da Subsede do Parque Estadual do Desengano.

O encontro do jacaré ganhou repercussão após ter sido noticiado pelo SF Notícias. O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer o resgate do animal por volta das 05h40 da madrugada de quarta-feira (26) após o animal ter sido encontrado na porta de uma farmácia na principal via do Centro da cidade, a Avenida 7 de Setembro. Foi o Corpo de Bombeiros que acionou o Inea para que o animal fosse levado para um local seguro.

Algumas especulações apontam que o animal era criado em uma residência próxima ao local, mas, até o momento, não há nenhuma informação de onde o animal tenha saído, e ninguém procurou os órgãos competentes ou apresentou qualquer documentação legal sobre a criação do animal.

Ainda segundo o Inea, o jacaré-de-papo-amarelo é uma espécie nativa da região e da bacia do Rio Paraíba do Sul e desempenha papel fundamental no equilíbrio ecológico. Os ecossistemas prediletos dos jacarés-de-papo-amarelo são os costeiros – como os mangues – e costumam ainda habitar as margens de rios, brejos, riachos, lagos e lagoas. Ele chega a medir até três metros e possui cor-oliva na fase adulta, enquanto os filhotes são mais amarronzados, com costas listradas em preto e pontos escuros na cabeça e lateral da mandíbula. Eles vivem, em média, 50 anos.

plugins premium WordPress