▶️ Vídeo: Trajano de Moraes decreta emergência e confirma morte de mulher de 61 anos por Dengue

Prefeitura adotou várias medidas contra o avanço da Dengue

A Prefeitura de Trajano de Moraes publicou um decreto de estado de emergência em saúde pública por conta da situação epidemiológica especial das arboviroses (Chikungunya, Zika e Dengue). O decreto foi assinado pelo prefeito do município, Rodrigo Vianna. De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Saulo Pacheco, o município tem 52 casos notificados, sendo 19 confirmados até o momento. Das três mortes suspeitas, duas foram descartadas e uma confirmada, a de uma senhora de 61 anos.

Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias

Saulo disse ainda que, apesar de o município ter relativamente poucos casos em relação a outros municípios da região, quando se olha a série histórica de casos por ano, Trajano está muito acima da média este ano em um curto período. O superintendente disse ainda que, a partir do paciente suspeito, é realizado a rápida intervenção para bloqueio mecânico para eliminação de formas imaturas (larvas) e bloqueio químico com UBV costal para eliminação de formas adultas para conter a doença.

“Mantemos um mapa atualizado para vermos a expansão da doença no território, a transmissão comunitária está ocorrendo e avançando pelos quarteirões do centro da cidade, com casos isolados e importados pelos distritos. Temos conseguido manter um avanço lento da doença com essas ações. Esse mapeamento nos permite concentrar esforços onde tem a ocorrência de casos. Estamos utilizando fumacê em cooperação técnica com o estado. Avaliamos também a implantação de programas com mosquitos geneticamente modificados, a implantação dessa tecnologia está sendo discutida na sala de situação com secretário de saúde, superintendência de Vigilância em Saúde e o Prefeito Rodrigo Vianna”, disse.

Além do carro fumacê e bloqueio químico com UBV costal, palestras estão sendo feitas nas escolas, assim como panfletagem nos comércios, filas bancárias. O vídeo abaixo mostra a passagem do fumacê.

📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress