Moradora de São Fidélis, a jovem Maria Eduarda de Paula Vieira de Oliveira, é portadora de Síndrome de Down, tem 21 anos, e sempre estudou em escola regular e acaba de se formar no Ensino Médio. Como todas as pessoas com deficiência, Maria Eduarda sempre enfrentou muitas barreiras, mas segundo sua mãe Alinne, ela nunca se intimidou diante delas, pelo contrário, ‘parecia que quanto mais difícil, quanto mais desafiador, mais atraente aquela situação se tornava para ela’.
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
Maria Eduarda foi a primeira pessoa com Síndrome de Down a compor uma banda marcial no município tocando lira. Ela ama dançar e faz parte do ministério de dança da Igreja. Já fez ballet, jazz e chegou a se apresentar no Teatro Trianon. Maria Eduarda já fez aulas de natação e até de tênis.
Hoje Maria Eduarda sonha em fazer faculdade de moda e construir uma carreira de modelo, e desfilar em Paris e Milão. Com o apoio da família, sempre foi estimulada a viver tudo aquilo que quis. Sua mãe, Alinne, é fisioterapeuta da APAE de São Fidélis há 18 anos, militante da causa desde o nascimento da sua filha e hoje é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Fidélis.
“Aceitar a deficiência não significa aceitar um diagnóstico de incapacidade. A deficiência não pode usurpar das pessoas o direito de viverem de forma plena. Estudar, trabalhar, se relacionar com outras pessoas são condições inerentes a todo e qualquer ser humano. Pessoas com deficiência não deixam de ser gente! Elas tem sonhos, vontades e desejos. E Maria Eduarda foi criada para lutar por todos eles” – destacou.
Alinne diz que todo esse incentivo ao sonho de ser modelo e influencer da Maria Eduarda tem por objetivo a realização pessoal da filha, mas também jogar um holofote na causa das pessoas com deficiência, demonstrando que todas as pessoas tem o seu valor. “Meu maior sonho é que a história da Maria Eduarda inspire outras pessoas com deficiência, provando que elas podem sim ser protagonistas das suas vidas, desde que sejam estimuladas dentro das suas potencialidades” – frisou. Helma Lúcia conversou com a Maria Eduarda, que é um exemplo de força, garra e superação. Confira a entrevista no vídeo abaixo ou em nosso Instagram AQUI.
📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil! Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.