O estado do Rio de Janeiro vive um crescimento assustador no número de casos de Dengue. A capital fluminense, por exemplo, decretou estado de emergência na saúde pública por conta da epidemia de dengue. Em todo o estado já foram registrados 25.136 casos prováveis de Dengue. Em nossa região, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci e Cantagalo apresentam mais de 200 casos cada. Campos, a maior cidade do interior se aproxima dos 300 casos. Os dados são do Painel divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Siga o SF Notícias no Instagram @sfnoticias
Em São Fidélis os casos também estão crescendo. Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Hítalla Valentim, em janeiro o município estava com uma média de 03 casos notificados por dia. Esses casos notificados são quando moradores apresentam sinais e sintomas da doença. Segundo ela, em visitas às residências, os agentes de endemias estão encontrando diversos focos dentro das casas, ou seja, os moradores precisam intensificar as ações de combate aos focos dentro de suas casas. Um vídeo mostra inúmeras larvas do mosquito encontradas pelos agentes em apenas um dos pontos de visita.
O Painel da SES mostra que em todo ano passado o município registrou 61 casos de Dengue, enquanto só no primeiro mês desse ano já são 23 casos, sendo que muitos pacientes não procuram o laboratório do SUS para fazer exame de confirmação da doença. O Hospital Armando Vidal, que é ponto de referência da Dengue, vem registrando aumento na procura por atendimento de moradores com sintomas da doença.
Segundo o Dr. Antônio Rodrigo, a unidade vem registrando muitos casos de internação hospitalar por Dengue, inclusive internação em UTI. Ainda de acordo com o médico, o hospital já está se mobilizando para fazer uma área exclusiva para repouso de pacientes com Dengue, uma área onde os pacientes vão receber hidratação, medicações e fazer os exames.
“Hoje, por exemplo, na enfermaria masculina, 75% dos pacientes internados são devido a quadro de Dengue. Aproximadamente um terço dos atendimentos tem sido decorrentes a casos suspeitos de Dengue. Estamos tendo uma média nas últimas semanas em torno da metade dos pacientes internados serem decorrentes de caso de Dengue”, disse o médico.
O médico fez um alerta: “A população precisa se atentar aos cuidados para evitar a Dengue e nos primeiros sintomas procurar atendimento médico, porque esse novo ‘surto’ de Dengue a gente tem observado que tem cursado com uma queda muito grande de plaquetas, que é o grande problema da Dengue. Claro que os sintomas – dor no corpo, febre, enjoo, diarreia – incomodam muito, mas não é tão preocupante quanto à queda de plaquetas, que pode evoluir para um quadro hemorrágico”.
📱Receba as notícias da sua cidade e região no seu WhatsApp. É muito fácil!
Basta seguir o canal do SF Notícias no WhatsApp clicando AQUI. Ao clicar no link, você será direcionado a uma página do WhatsApp, onde vai encontrar a opção de “Acessar o canal”. Depois, já dentro do canal no WhatsApp, bastará clicar em “Seguir”.