São Fidélis está entre as cidades onde a população mais usa bicicleta no Brasil

bicicleta 1
Fotos: Matheus Almeida / Vinnicius Cremonez

São Fidélis em 7º lugar na lista de nove cidades em que a população mais usa bicicletas no Brasil. A informação foi publicada na Folha de São Paulo desta terça-feira. Não é difícil comprovar essa informação, basta sair de casa e dar uma volta pela cidade, principalmente entre 6h30 e 7h da manhã na Rua Duque de Caxias, entre o Centro e o bairro Vila dos Coroados. Por ali, passam diariamente diversos ciclistas por dia, principalmente em horário escolar. Segundo a pesquisa, a “Cidade Poema” possui 37.710 habitantes de acordo com o censo de 2014, e uma bicicleta para cada habitante. São Fidélis ganha destaque na matéria ao ser lembrado que foi a primeira cidade no Estado do RJ a destinar uma ponte para trânsito exclusivo de pedestres e ciclistas.

Segundo a Folha, no último final de semana de Setembro, a convite da UCB – União de Ciclistas do Brasil, Rede Bicicleta para Todos, Aliança Bike e da Rede Bike Anjo, a cidade de São Paulo recebeu a visita de representantes de nove prefeituras de cidades pequenas que possuem uma ampla e disseminada cultura da bicicleta. Prefeitos, vice-prefeitos e secretários foram conhecer a maior feira nacional do setor de bicicletas, a Brasil Cycle Fair. A visita também serviu para analisar algumas das políticas públicas em implantação na cidade de São Paulo. O diálogo e a troca de informações foram tão enriquecedores que as organizações realizadoras, juntamente com estas prefeituras, já estão estruturando uma ampla pesquisa sobre a cultura da bicicleta em cidades de pequeno porte, visando a investigar profundamente as características locais que fazem destas cidades nossas pequenas. Além de São Fidélis, também aparecem na lista o município Tarauacá no Acre. Com um população de 38.201 habitantes, sendo 52% urbana e 48% rural, existe uma estimativa de viagens diárias feitas em bicicleta entre 40 e 60%. (continua após a publicidade)

Também aparecem Cáceres no Mato Grosso, como 90.106 habitantes, e uma estimativa de viagens diárias feitas em bicicleta entre 60 e 70%. Cáceres possui cerca de  130 mil bicicletas e  Tamandaré em Pernambuco, com uma população de 22.323 habitantes, onde se tem cerca de 30% de viagens diárias feitas em bicicleta. A lista segue com Ilha Solteira, em São Paulo, com a população de 26.242 habitantes e 17 mil bicicletas para 8 mil residências;  Venda Nova do Imigrante no Espírito Santo, que possui cerca de 23.744 habitantes. Lá, a estimativa de viagens diárias feitas em bicicleta é de 50%, e a cidade possui 12 mil bicicletas (1 para cada 2 habitantes) e Pomerode em Santa Catarina, com uma população de 31.181 habitantes, e uma estimativa de viagens diárias feitas em bicicleta de 15,5%. Lá são 17 mil bicicletas (para 8 mil residências). Outros dois municípios fecham a lista, sendo eles Pedro Leopoldo em Minas Gerais com 58.740 habitantes e 20 mil bicicletas. A cidade possui uma estimativa de viagens diárias feitas em bicicleta de 7%; Gurupi no Tocantins, que possui 78.525 habitantes. Lá a estimativa de viagens diárias feitas em bicicleta é de 35%, e o município possui 25 mil bicicletas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress