Lançamento de esgoto sem tratamento em São Fidélis chegará ao Ministério Público Federal

Valão Coroados 16
Fotos: SF Notícias

Através de várias reportagens produzidas desde o ano passado, o SF notícias começou a mostrar os problemas gerados pela falta de tratamento de esgoto em São Fidélis. São diversos pontos de lançamento de esgoto “in natura” no Rio Paraíba do Sul, sendo dois deles, os valões Catarina e da Esperança.

Segundo moradores vizinhos ao valões, a sujeira, e o mal cheiro do esgoto  fica insuportável principalmente nos horários de refeição.“Entra vereador, sai vereador e nada muda. Eles não fazem nada! Só sabem vim aqui pedir voto em época de eleição”, disse Ney Queiroz, que está indignado com o abandono do poder público com a saúde da população.

No último domingo, nossa equipe de reportagem acompanhou o ambientalista Arthur Soffiati que percorreu os pontos de lançamento de esgoto no município para fazer um mapeamento. esgoto 4Soffiati também conversou com alguns moradores. A intenção é fazer um artigo para pesquisa e uma representação ao Ministério Público Federal.

Durante o percurso, encontramos uma manilha no bairro Cehab lançando esgoto no rio. Também encontramos outro ponto de lançamento no bairro Vila dos Coroados. Com a ajuda de um pescador conseguimos chegar próximo das manilhas, que segundo ele, estão cedendo. “Esse é principal ponto de despejo no bairro Vila dos Coroados”, disse o pescador.

esgoto coroadosPara o ambientalista, São Fidélis já produz muito esgoto, e já deveria contar com uma estação de tratamento terciário, que eliminaria cerca de 98% da carga poluente. Segundo Soffiati, o esgoto sempre causa impacto, a matéria orgânica existente nele reduz o oxigênio da água do rio.Quem sofre mais são os peixes e as pessoas dos arredores, pois AMBIENTALISTA 7podem contrair doenças transmissíveis pela água.

Em função dessa urbanização desordenada nos últimos 50 anos e da falta de uma infraestrutura de esgoto principalmente, esses valões e o Rio Paraíba estão recebendo uma carga poluente de razoável a forte. Como o rio é maior, acaba diluindo um pouco da carga, mas de qualquer maneira contribui para empobrecer mais ainda a fauna e a vida no Rio Paraíba do Sul”, disse Arthur Soffiati.

Reveja três das matérias que fizemos sobre o assunto nos links abaixo:

Com poucas esperanças, moradores ainda esperam por limpeza no Valão da Esperança, em São Fidélis

Esgoto da Vila dos Coroados é despejado sem tratamento no Rio Paraíba, em São Fidélis

Em São Fidélis, esgoto é despejado sem tratamento no Paraíba

AMBIENTALISTA 16

esgoto sf 1

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress