Justiça condena à prisão pai, filho e capataz por trabalho escravo em São Fidélis

cativeiro foto vinnicius cremoenz 3
Fotos: Vinnicius Cremonez / Carlos Grevi -Ururau

Após denúncia do Ministério Público Federal (MPF), o Juízo da 1ª Vara Federal de Campos (RJ) condenou os donos do Sítio Angelim, no município de São Fidélis, à prisão por manter quatro pessoas sob condições de trabalho análogas à escravidão, por mais de 12 anos.

Paulo Cezar Azevedo Girão foi condenado há 10 anos e 6 meses, enquanto seu filho, Marcelo Conceição Azevedo Girão, deverá cumprir pena de 7 anos e 6 meses. Já o capataz Roberto Melo de Araújo foi condenado a 7 anos de reclusão.

De acordo com a denúncia do MPF em Campos, o pai foi o responsável pela contratação das vítimas, com a promessa de salário mensal. O filho teve a função de auxiliar o pai na administração do sítio e atuava diretamente na exploração do trabalho escravo.

ygdiuweogO capataz do sítio seria o responsável por manter os trabalhadores sob controle, com ameaças e agressões físicas, caso tentassem fugir. Durante os 12 anos que o crime foi praticado, as vítimas recebiam alimentação inadequada, dormiam em um quarto trancado e eram obrigadas a viver em condições subumanas.

“A condenação criminal obtida consiste em um passo importante no enfrentamento aos crimes que atentam contra a dignidade e os direitos humanos, notadamente na região norte fluminense do Rio de Janeiro, área mais propícia ao desenvolvimento de trabalhos ligados à lavoura canavieira e que apresenta os maiores índices de trabalho escravo no Estado”, disse o procurador da República Bruno de Almeida Ferraz, responsável pelo processo.

O caso só foi descoberto após uma das vítimas ter conseguido fugir do sítio e procurar a 141ª Delegacia Legal de São Fidélis. No dia seguinte a fuga, uma operação envolvendo Policiais Civis de São Fidélis e Campos, foi montada para resgatar os demais prisioneiro.

Reveja as matérias da cobertura feita pelo SF Notícias no dua da operação:

Polícia Civil estoura cativeiro e liberta escravos em São Fidélis 

Polícia Civil volta ao ao cativeiro e à fazenda

Polícia Civil resgata mais uma vítima de fazendeiro em São Fidélis

VITIMAS

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress