Incêndios atingem 80 hectares do Parque Estadual do Desengano

parque do desengano 23
Fotos: Parque Estadual do Desengano

Cerca de 80 hectares do Parque Estadual do Desengano foram atingidos e destruídos por incêndios no mês de fevereiro.

Segundo representantes da unidade de conservação, três incêndios atingiram o parque durante o mês de fevereiro, sendo um na Serra das Almas e no Pico de São Matheus, ambos provocados por dois raios que caíram durante chuvas, e o terceiro, no Pico de Aleluia, esse último, provocado de forma criminosa.

Três helicópteros, viaturas do Instituto Estadual do Ambiente(INEA), do Corpo de Bombeiros e de equipes de Gurda-Parques, além de diversos materiais foram usados no combate as chamas, que contou com mais de 50 profissionais envolvidos.

parque desengano 56O último foco foi apagado com a ajuda de uma forte chuva que atingiu o parque no final do mês, mas equipes ainda fazem o monitoramento de algumas áreas, para evitar o surgimento de novos focos.

Está situado na porção terminal da Serra do Mar no norte do estado do Rio de Janeiro e cobre parte dos municípios de São Fidélis, Campos dos Goytacazes e Santa Maria Madalena. Em seu entorno encontram-se os povoados de Renascença, São Pedro, Santo Antonio do Imbé, Sossego e Morangaba, além de outras concentrações de menor expressão. Constitui-se a terceira maior unidade de conservação estadual do Rio de Janeiro. São ao todo 22.400 hectares de área caracterizada por possuir diferentes formações vegetais, cada qual com suas respectivas tipologias florestais, condicionadas a partir do relevo formado por fortes aclives.

Veja matérias relacionadas aos incêndios

Incêndio florestal atinge Parque Estadual do Desengano 

Incêndio atinge novamente o Parque Estadual do Desengano

parque do desengano 67

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress