Homem é internado com meningite no hospital de São Fidélis

Fotos: Manuela Escalla
Fotos: Manuela Escalla / Vinnicius Cremonez

Um homem de 46 anos, foi internado na manhã do ultimo domingo (30), no hospital Armando Vidal em São Fidélis após passar mal em sua residência.

Segundo os familiares, José Antônio Pereira da Silva, começou a passar mal no sábado, e se agravou no domingo, quando foi levado para a unidade. José passou por exames nesta segunda-feira (01) onde segundo a família, foi detectado meningite bacteriana.

Ainda de acordo com os familiares, José que é morador do bairro São Vicente, está internado no setor de isolamento do hospital, e precisa ser transferido para o Ferreira Machado em Campos, mas até o momento a unidade alega que não possui vaga.

Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde, Aurélio Pereira, a população não precisa ficar alarmada sobre esse caso, por ser algo isolado. As pessoas que passarão pelo processo de medicação para prevenção contra a doença, serão aqueles que estiveram mais próximas a vítima, nesse caso a esposa.

“Esse processo funciona como um protocolo, com indicações vindas do governo federal, na qual devemos seguir, sobre quando é necessário medicar e também nas medidas de transferência do paciente.” Disse ele.vigilancia /foto: Manuela Escalla

Ainda de acordo com o superintendente, a vigilância começou esse trabalho com o paciente e nas pessoas mais próximas desde o momento que o hospital informou sobre o caso, ontem (1). O mais importante agora é investigar de onde veio essa doença. “Como nos casos das crianças que apresentam meningite, o próprio corpo produz essa doença infecciosa, muitas vezes através de vírus ou bactérias, e também com outras doenças como a varicela (catapora), por isso às vezes o contágio não começa de algum lugar ou vem de outra pessoa.”

Terminou dizendo que o melhor caminho para acabar com os riscos de outras pessoas serem contaminadas é a prevenção, mas que a população não precisa se preocupar sobre uma possível epidemia na cidade.

Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central.

Os sintomas mais comuns de meningite são forte dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress