Estado não cumpre pagamento e motoristas paralisam transporte escolar em São Fidélis

transporte.
Fotos: Arquivo SF Notícias.

Desde o início do ano, os motoristas que realizam o transporte escolar rural da rede estadual de ensino em São Fidélis estão sofrendo com a falta de pagamentos.

Entre ameaças de paralisação, na semana passada, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro emitiu uma nota ao SF Notícias informando que o pagamento seria regularizado neste mês, alegando que o procedimento dependia de Cota Financeira liberada pela Secretaria de Estado de Fazenda, para emissão de Programação de Desembolso. No entanto, os motoristas, que ainda não receberam nenhum salário em 2015, decidiram não mais esperar e iniciaram uma greve nesta quinta-feira (13.08).

Segundo responsáveis por alunos que moram no interior e estudam no Colégio Estadual de São Fidélis, as vans de algumas localidades já não passaram hoje. A paralisação continuará pelos próximos dias, até que o pagamento total, ou pelo menos parte dele, seja efetuado. A mãe de uma aluna de Colônia, quarto distrito do município, disse que a filha e outras amigas tiveram que pagar passagem para irem à escola neste primeiro dia de paralisação.

De acordo com um proprietário de uma van, que preferiu não se identificar, os estudantes foram previamente informados de que o serviço seria paralisado. No momento, não existe uma previsão para que o transporte volte a acontecer normalmente.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação informou que o pagamento à empresa que realiza o transporte rural dos alunos do Colégio Estadual São Fidélis será regularizado até o fim desse mês. O procedimento dependia de Cota Financeira liberada pela Secretaria de Estado de Fazenda, para emissão de Programação de Desembolso.

A Seeduc, ressalta, ainda, que o município deve oferecer ônibus para o transporte escolar dos alunos das redes públicas (estadual e municipal). Em dezembro de 2013, o Governo do Estado cedeu 197 ônibus, para 91 prefeituras (exceto Rio de Janeiro), para transporte de estudantes.

cesf g

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress