Defesa Civil de Cantagalo irá realizar simulado de evacuação

frgthyjklo
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Cantagalo, com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, irá realizar na manhã deste sábado(29), um simulado de evacuação, no bairro São José.

O trabalho faz parte das ações realizadas em todo o estado para marcar o Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, que é no sábado, e tem o objetivo de preparar a população para agir com segurança em situações de desastres. Durante a atividade, os moradores de residências em risco serão instruídos a deixarem suas casas quando a sirene de alerta for acionada e seguirem para um local seguro até que seja decretada a normalidade pela Defesa Civil.

De acordo com o Secretário de Defesa Civil, Ademir Ortega, o simulado é muito importante para treinar a população, principalmente no bairro São José, onde está concentrada a maior área de risco do município, totalizando 688 moradores em locais vulneráveis, de acordo com o mapeamento realizado pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM).

O bairro São José também é a única localidade do município que possui um sistema de alerta e alarme, que é acionado pela Defesa Civil em situações de fortes chuvas, quando é necessário que os moradores das áreas de risco deixem as suas casas.

“Esse simulado é o resultado de todo o trabalho de prevenção e conscientização que é feito durante todo o ano com as populações em risco. E é também um exercício para nós, da Defesa Civil, para que possamos agir sem falhas em uma situação de risco”, explica Ademir.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress