Começou a vacinação contra a hepatite A em São Fidélis

Fotos: Manuela Escalla
Fotos: Manuela Escalla

A vacina contra a Hepatite A, incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil do Sistema Único de Saúde (SUS) já está disponível nos postos de vacinação do município de São Fidélis, tendo como público alvo as crianças,  por não levarem à risca as normas de higiene, sendo as mais atingidas pela doença.

É o que explica a enfermeira do posto materno infantil, Marcela Guijarro, que diz ser muito difícil dos pequenos se lembrarem de lavar as mãos após uso de banheiros e brincadeiras, e que  na maioria dos casos, essa doença (hepatite A) é benigna e de contágio simples, pela água mal tratada ou alimentos mal lavados, conhecida como transmissão fecal-oral.

“A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de Vacinação / Foto: Manuela Escalahigiene e de saneamento básico. Geralmente, a mãe só percebe que a criança está doente quando a urina do seu filho apresenta uma cor escura, aparecem náuseas, vômitos, febre, sangramentos e icterícia”, disse.

Ainda contou que não há tratamento específico para a hepatite A, o que se orienta é que as crianças devem ficar em repouso, receber medicação para reduzir os sintomas e não há restrições alimentares. “O ideal é que a criança tenha uma dieta leve como frutas, legumes e muito líquidos e evite comidas gordurosas. Aliás, alimentação saudável é recomendável para qualquer situação.” Concluiu a enfermeira.

A faixa etária a ser vacinada é de um a dois anos incompletos (1 ano, 11 meses e 29 dias). Também indicada para vacinação contra infecção causada pelo vírus da Hepatite A. Podendo ser administrada concomitantemente vacina /foto: Manuela Escalacom qualquer vacina calendária nacional.

O local de aplicação é Intramuscular, no músculo vasto-lateral da coxa, com uma dosagem de 0,5 ml. As reações adversas a vacina pode ser dor local, vermelhidão, inchaço e febre. Compressas frias ajudam a diminuir a dor, a vermelhidão e possível inchaço.

Horário de funcionamento do posto materno infantil é de 8h às 16h. Localizado na rua Frei Vitório, Centro.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress