Com poucas esperanças, moradores ainda esperam por limpeza no Valão da Esperança, em São Fidélis

Valão Coroados 1
Fotos: Vinnicius Cremonez

O valão se chama esperança, mas a esperança dos moradores por uma limpeza, já não existe mais. Os moradores da Vila dos Coroados não aguentam mais tanta sujeira e tanto esgoto na porta de casa. Um problema que se agrava a cada dia. Eles já cansaram de pedir solução ao poder público. Valão Coroados 15Foram por diversas vezes atrás de vereadores e até na prefeitura, fizeram abaixo assinado e nada adiantou. Nem a morte de três pessoas por leptospirose foi suficiente para a prefeitura fazer a limpeza.

Duas das vítimas trabalhavam na construção de uma casa as margens do valão. Elas tiveram contato com a água suja. Naquela época (em 2011), a prefeitura prometeu fazer uma limpeza e até a construção de uma estação de tratamento de esgoto, mas até hoje o projeto não saiu do papel.

De lá pra cá apenas manilhas foram colocadas ao longo do valão, mas elas não aguentaram a força da água após uma chuva forte. Segundo os moradores, antigamente as manilhas ficavam no local onde hoje corre o esgoto (no meio do valão), mas a prefeitura as retirou do local e colou em um dos lados, beirando as casas. Na primeira chuva forte, as manilhadas foram arrancadas.

Valão Coroados 12“Entra vereador, sai vereador e nada muda. Eles não fazem nada! Só sabem vim aqui pedir voto em época de eleição”, disse Nei Queiroz, que está indignado com o abandono do poder público com a saúde da população. Ainda segundo Nei, as poucas manilhas que ficaram no lugar, estão entupidas e servem como “casa” para ratos.

“Me sinto morando na beira do Rio Tietê. Horrível, um mau cheiro que nem conseguimos abrir as janelas de nossas casas, fora os ratos, cobra e outros bichos que aparecem”, disse Simone Cortes, que mora ao lado do valão. Ela não gostou viu o ofício enviado pelo ex-secretário de serviços públicos, Eulicis do Nascimento Quintan para a Câmara Municipal de Vereadores, onde ele afirma que o valão passou e passa por limpeza periodicamente, assim como o Valão Catarina, outro que corta a cidade. Eulicis foi exonerado do cargo devido o período eleitoral.

Valão Coroados 8“No final do ano passado quando ele enviou o ofício para Câmara dizendo que limpa o valão periodicamente, eu tirei as fotos e levei para provar que era mentira. Moro aqui há anos e junto com os vizinhos já pedi por diversas vezes para que fosse feita uma limpeza nesse valão. Uma vergonha. Um descaso com os moradores do bairro, principalmente com os vizinhos do valão Esperança”.

Valão Coroados 22Além da limpeza no valão, os moradores pedem a construção de uma calçada em um pequeno trecho da Avenida Emygdio Maia Santos. O trecho fica entre um posto de combustíveis e a entrada para a localidade da Esperança (foto). Os pedestres se arriscam ao passar pelo local. Outros preferem passar pela rua com medo de cair no valão, o que já aconteceu com diversas outras pessoas.

Para o ambientalista Arthur Soffiati, São Fidélis já produz muito esgoto, e já deveria contar com uma estação de tratamento terciário, que eliminaria cerca de 98% da carga poluente.

Segundo Soffiati, o esgoto sempre causa impacto. A matéria orgânica existente nele reduz o oxigênio dissolvido da água do rio. Mas, como o aporte de esgoto é pequeno, quem sofre mais são os peixes e as pessoas dos arredores, pois podem contrair doenças transmissíveis pela água, como gastroenterite (inflamação aguda que compromete os órgãos do sistema gastrointestinal) e doenças de pele.

Valão Coroados 9“Acho um absurdo que ainda se lance esgoto in natura no Rio Paraíba do Sul. Acho que não há esperança para o Valão da Esperança”, concluiu o ambientalista.

Em nota enviada através da secretaria de comunicação da prefeitura, o então novo secretário de serviços públicos, Cláudio Luiz informou que uma equipe está sendo montada, e que a mesma está executando serviços de limpeza nos bairros da cidade. Após esse trabalho, uma equipe exclusiva será montada para fazer a limpeza do valão.

Enquanto isso, a população vai continuar esperando por uma solução do poder público.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress