Chuvas fortes representam 81% dos desastres naturais do estado do RJ

1
Foto: divulgação/Alerj

Ontem (23.11), durante audiência pública da Comissão de Defesa Civil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Ronaldo Alcântara, informou que 81% dos desastres naturais do estado do Rio são provocados por chuvas fortes, que ocorrem principalmente no verão.

Como forma de prevenir as tragédias, o secretário disse que já foram realizados 374 planos de contingência em 82 municípios fluminenses. Há uma preocupação grande com o próximo verão, devido ao fenômeno El Niño, que gera o superaquecimento das águas do Pacífico Sul e aumenta as temperaturas globais.

– Apesar de o próximo verão oferecer riscos que vão além das fortes chuvas, como incêndios florestais e urbanos, crise hídrica e colapso de energia, o estado fortaleceu a Defesa Civil e o Rio está preparado para enfrentar os problemas da estação -, garantiu o secretário. Segundo ele, 16 municípios do Rio de Janeiro contam com sistemas de alarme em áreas de risco para evitar desastres causados pela chuva. Na capital do estado, estão em funcionamento 102 sirenes.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress